Quando se ama alguém, tem-se sempre tempo para essa pessoa. E se ela não vem ter connosco, nós esperamos. O verbo esperar torna-se tão imperativo como o verbo respirar. A vida transforma-se numa estação de comboios e o vento anuncia-nos a chegada antes do alcance do olhar. O amor na espera ensina-nos a ver o futuro, a desejá-lo, a organizar tudo para que ele seja possível. É mais fácil esperar do que desistir. É mais fácil desejar do que esquecer. É mais fácil sonhar do que perder. E para quem vive a sonhar, é muito mais fácil viver.
Um grande amor nunca se faz sem entrega e, se não há entrega, é porque não há amor. É como quem ama a vida: nunca tem medo de se entregar a ela, mesmo que isso lhe custe a sua própria existência. Quem tem medo da vida e da vontade acaba por não viver. Eu só sei amar assim, com as mãos estendidas e o coração sem defesas. Chamem-me romântica. Eu acho que sou apenas lúcida. Se não viver assim, com o coração fora do peito, embalada por um sonho que me aquece o corpo e o espírito nas noites de mais um Outono morno e luminoso, sei que a tristeza pode tomar conta da minha vida e, a seguir à tristeza, ou vem a indiferença ou a loucura, que afinal podem ser e tantas vezes são a mesma coisa.
O sentimento é inexplicável aos olhos comuns. Só é idealizado quando o expomos a quem realmente sabe que ele é verdadeiro, que ele existe. E quem pensa que o sentimento é inexistente ou falso não sabe realmente o que o sentimento é.
_________________________
A Inês Flor definiu-me assim: Conheço-te já há alguns anos, desde então tens crescido, tens ficado mais adulta nas tuas acções e nas tuas ideias, tens-te tornado numa rapariga forte e feliz que supera tudo e todos, tens-te tornado na minha melhor amiga. És um tesouro raro de encontrar e só quem te conhece te dá o devido valor. És uma pessoa que não gostas de ver os teus amigos mal e fazes de tudo para os veres bem , nem que tenhas que ir ao ceu e tirar uma estrela só para nos iluminar o olhar. Só quem te tem por perto pode entender do que estou a falar, pois só essas pessoas sabem que amigas como tu são dificeis de encontrar. És o meu anjo da guarda, és a unica pessoa que me conhece, és a unica que quando algo acontece deixa tudo para tras só para estar ali a apoiar-me. Tu significas muito para mim, a nossa amizade significa muito para mim. Não há palavras para descrever todos estes anos de amizade, não palavras para descrever tanta confiança, tanta cumplicidade. Quem te conhece e tem o privilegio de ter a tua amizade, tem um tesouro, quem não te conhce, não tem nada.